Evert Hagen
O meu nome é Evert Hagen (1967), natural de Amesterdão, Holanda, onde cresci. Desde muito jovem estava interessado e fascinado pelo mundo da construção e projeto de jardins, e isto tornou-se o fio condutor da minha vida. Em 1991, concluí os meus estudos na escola de horticultura e agricultura. Neste período, efetuei estágios em várias prestigiadas empresas de jardinagem e para arquitetos paisagistas e de jardins. Após conclusão da minha formação, segui várias formações complementares e cursos na área de arquitetura de jardins, engenharia rural e gestão.
Em 1991 (simultaneamente com a minha formação), criei a minha empresa na área de projeto, construção & manutenção de jardins. Neste período, tive a oportunidade de desenhar e realizar muitos projetos de boa qualidade e cooperar com conhecidos arquitetos de jardins, arquitetos e arquitetos de interiores holandeses. A partir de 2003, após muitos anos de grande e intensa atividade, precisava de um novo desafio en decidi parar em 2005, nomeadamente pela evolução do mercado na área de desenvolvimento sustentável e inovação no setor verde. De 2005 a 2013 inclusive, trabalhei para a maior empresa de paisagismo na Holanda e durante o mesmo período ocupei-me principalmente de inovação sustentável no setor verde.
Em 2001, entrei em contacto com inovações sustentáveis na área de água, na área verde e na área de energia. O tema fascinava-me e envolvi-me mais no mesmo. Assim, entrei em contacto com BioNova. O produto de BioNova intrigou-me, por purificar a água da piscina sem a utilização de cloro ou químicos. Além da minha carreira, participei na comissão técnica de BioNova, empenhando-me principalmente nas áreas de projeto, desenvolvimento, construção e realização. Aprofundei-me igualmente na área de telhados verdes e jardins verticais, conjuntamente com – ou não – tecnologias solares e na área de depósito de água para reutilização.
NOVO DESAFIO
Portugal é um país bonito, conhece uma cultura magnífica, mas também uma história tumultuosa. Desde 1986, Portugal é um dos Estados-Membros da UE, o que significa que também terá de dedicar-se na área de sustentabilidade, tendo em conta a legislação e regulamentação europeia mais rigorosa a nível ambiental. Nisto, vejo um desafio, com a minha formação, experiência e competência na área de sustentabilidade de água, de energia e de áreas verdes, para procurar a colaboração, concretizar novas oportunidades, e sobretudo partilhar conhecimento com empreiteiros portugueses. No fim de contas, é tudo para o melhor, para o homem, a fauna e flora, e o ambiente.
Concentremo-nos em fazer a vida mais bela e mais saudável para nós e para o nosso meio ambiente, onde soluções sustentáveis e luxo se reúnem.





