Porquê filtração ecológica

LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO

Em muitos países europeus, os governos ocupam-se com a elaboração de uma nova legislação e regulamentação que contrariará ou proibirá, no futuro, o uso de cloro e químicos para purificar a água das piscinas (política de sustentabilidade).

Isto para diminuir ou combater o desperdício de:

• Água (água de banho nas nossas piscinas)
• Energia (as bombas do sistema de filtração)
• Natureza (a limpeza da piscina, água da piscina e descarregamento de águas poluídas)
• Nossa saúde (nadamos em água onde se adicionou cloro, químicos e sal)

para realizar um menor impacto ambiental e para procurarmos soluções inovadoras e sustentáveis.

Alemanha, Holanda, Escandinávia e Inglaterra são ambiciosos nesta área. Também implica que, neste contexto, uma legislação e regulamentação sejam regidas a nível europeu (Estados-Membros da Zona Euro). Portugal pertence a estes Estados-Membros europeus e também tem de procurar uma abordagem mais ecológica e sustentável, visto que há uma escassez de água, e o preço da mesma por m2 é alto!

A Comissão Europeia publicou, em 2000, a “Diretiva-Quadro Água”. Esta Diretiva-Quadro pretende proteger todas as águas dentro da União Europeia e melhorar a sua qualidade, portanto, não só as águas de superfície, mas também águas subterrâneas, águas de transição e águas costeiras. A Comissão Europeia obriga os Estados-Membros a assegurar que em 2015 todas as águas satisfaçam determinados critérios de qualidade e atinjam um bom estado.

No fim de 2012, a Comissão Europeia apresentou a Matriz Água. A Matriz Água introduz um conjunto abrangente de medidas para a aplicação da Diretiva-Quadro e para uma utilização de água mais eficiente e mais sustentável.



NADAR É SAUDÁVEL!

Este argumento é aplicável quando a água da piscina e o ar acima da área de natação são saudáveis para o nadador. Estudos demonstraram que, numa piscina, se encontram muito mais baterias do que se pensava anteriormente. Designadamente, no sistema de filtração, nas condutas e nas paredes da piscina, desenvolvem-se biomassas enormes de bactérias, que são insensíveis ao cloro. Estas bactérias podem dar origem a agentes patogénicos e é necessário evitar isto.





Por adicionar cloro à água, bactérias são mortas, no entanto, só parcialmente.

Bactérias individuais que se encontram na água são efetivamente mortas. Onde a água se encontra em contacto com a superfície, as bactérias desenvolvem-se rapidamente num biofilme. A superfície maior que se encontra em contacto com a água da piscina é a camada de filtro na filtragem areia/cloro (sistemas atuais de filtração em combinação com cloro ou químicos), e é particularmente aí que os biofilmes se formam.

O biofilme viscoso é insensível ao cloro. Um biofilme tem um valor local de PH muito baixo (até um valor de PH de 3 a 4), formando trichloramine (um processo em que cloro reage com amónio) e trichloramine não é desejável na água da piscina. Cada vez mais os governos (entre os quais também a UE) se colocam a questão de como se pode evitar a formação de bacterias, bem como de trichloramine.

Por utilizar um sistema ecológico de filtração, em combinação com o Meio Filtrante Ativo e NoPhos, a água da piscina obtém um balanço saudável, o que passa imediatamente a ser considerado um produto perfeito, e assim nadar torna-se realmente muito saudável!





Este sistema não só assegura água de piscina saudável, é também um produto inovador sustentável e ambientalmente responsável. Por não utilizar cloro ou químicos, pelo sistema inovador de retro lavagem automático, evitando desperdício de água, e por utilizar bombas de eficiência energética, também é tido em conta o consumo energético.



Contacto

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO

Através do formulário de contacto abaixo, procuramos responder às suas questões ou dúvidas relativamente aos nossos serviços. Contacte-nos preenchendo o formulário o mais completo possível ou através do nº de telefone 00351 915 268 510 ou clique aqui para mais dados de contacto.





PARCEIROS